terça-feira, 12 de julho de 2016

TURQUIA 2014 / Entre Dois Continentes

                                         ISTAMBUL

                                        CISTERNA YEREBATAN


"Vamos, agora, explorar a reserva de água mais importante de Istambul na época bizantina do século VI", disse Mestam para o grupo de portugueses que o rodeava.
O calor continuava. Estavam 28 graus e a simples ideia de ir visitar um local subterrâneo húmido e com água a correr, afastado do sol tórrido que aquecia implacavelmente as nossas cabeças, parecia-nos uma excelente proposta.
Felizmente, não precisávamos de ir para a fila interminável de pessoas que esperavam pacientemente, ao sol, pela sua vez de tirar o ingresso.
Gostei de conhecer a Cisterna Bizantina de Istambul, uma visita diferente...




                              Cabeça de Medusa na Cisterna de Yerebatan, Istambul



                                        CRUZEIRO PELO BÓSFORO

No dia seguinte, o tempo continuava esplêndido. A Turquia tem, efetivamente, um clima extraordinário. Calor, muito calor, e o céu muito límpido e azul. O dia estava magnífico para o cruzeiro que íamos efetuar pelo Bósforo e que nos iria proporcionar uma perspetiva única da costa embelezada por palácios de sultões, fortalezas centenárias e tradicionais casas de madeira.
Durante o passeio, consegui apreciar a constante movimentação entre as duas margens, ou melhor, entre dois continentes- a Europa e a Ásia.




Duas fãs de viagens


Palácio Dolmabahçe




Torre Gálata, no meio do Bósforo

Sobre a Torre Gálata, diz a lenda, que havia um Sultão que tinha uma filha que amava muito. Um dia, um oráculo profetizou que a jovem seria morta por uma cobra venenosa, no seu 18 aniversário. Então, o Sultão construiu uma torre numa pequena ilha, no meio do Bósforo, para que a filha nunca chegasse perto de uma cobra até fazer 18 anos.
Porém, quando esta completou 18 anos, o Sultão ofereceu-lhe um cesto repleto de frutas exóticas. Dentro, havia-se escondido uma cobra venenosa que picou a princesa quando esta se aproximou para comer. A filha do Sultão acabou, assim, por morrer nos braços de seu pai. A profecia concretizara-se.



                            Dolmabahçe Mesquita, na margem do estreito do Bósforo



BAZAR EGÍPCIO

No final do cruzeiro pelo Bósforo, Mestam conduziu o grupo para o Bazar Egípcio, também conhecido como Mercado das Especiarias.
Data do século XVII e é um dos maiores e mais antigos da cidade. Este espaço oferece uma fusão de aromas tradicionais como o açafrão, pimentas, camomila, café turco e doçaria tradicional. Gostei particularmente desta visita.











Sem comentários:

Enviar um comentário